A freguesia de Castelo Viegas localiza-se a Sudeste do concelho de Coimbra, distando cerca de 7 quilómetros da sede do concelho, sendo constituída pelos lugares de Castelo Viegas, Casal de S. João, Conraria, parte de Vale de Cabras e Marco dos Pereiros.
Os seus limites confinam, a Norte, com Santo António dos Olivais, servindo o rio Mondego de fronteira natural, a Noroeste com Santa Clara, a Oeste com Assafarge, a Sul com Almalaguês e a Este com Ceira..
O território está organizado em valeiros, com retalhos de terrenos e povoamento concentrado.
A maior parte da população desta freguesia trabalha em Coimbra. Este facto pode ser facilmente comprovado através dos movimentos quotidianos que os residentes efectuam entre casa e o local de trabalho.
Cada vez mais a freguesia é procurada como local de residência, notando-se através do aumento significativo da construção de moradias que se tem verificado sobretudo nos Pereiros, Casal de S. João e Quinta da Madalena. A proximidade de Coimbra, o preço dos terrenos, as acessibilidades e a beleza paisagística são, concerteza, os factores que mais têm contribuído para a fixação da população nos últimos anos.
A maior parte da população activa da freguesia pertence ao sector terciário (62%), seguindo-se os sectores secundário (35%) e, por último, o primário (3%). Assim sendo, a maior parte da população da freguesia exerce uma actividade relacionada com os serviços.
Como o relevo da freguesia é bastante acidentado, a dimensão das parcelas agrícolas é reduzida. Portanto, a paisagem agrária dominante é de minifúndios, onde os agricultores a tempo parcial cultivam sobretudo produtos hortícolas (batatas e couves), frutícolas (citrinos), milho, vinha e olival.
Há algumas quintas onde a agricultura e a pecuária têm grande importância, destacando-se a da Conraria, na margem esquerda do rio Ceira, a Quinta da Cavada, a Quinta de S. Jorge e a Quinta da Srª do Carmo, na margem esquerda do Mondego e ainda a da Urgeiriça. Nestas quintas existem estufas e viveiros, sendo já praticada a agricultura biológica nalgumas explorações.
No que concerne às actividades pertencentes ao sector secundário, é de salientar que existem algumas indústrias, designadamente, do calçado, mobiliário, carpintaria e serralharia; há a subestação de Pereiros da Rede Eléctrica Nacional (REN); empresas de construção civil e obras públicas; de climatização, electricidade, saneamento e esgotos; e oficinas de reparação de bicicletas, motas e automóveis.
O sector terciário tem verificado algum crescimento nos últimos anos, destacando-se as áreas comerciais (padarias, mercearias, cafés, restaurantes, talho, farmácia, papelaria, comércio de móveis, pronto a vestir, loja de ferragens, loja de produtos agrícolas, loja de móveis), serviços de educação (escolas do ensino básico do primeiro ciclo de Castelo Viegas e de Pereiros, e Escola Superior Vasco da Gama), posto de correios, serviços de saúde (extensão do centro de saúde, Hospital de Sobral Cid, dentista e recolhas para laboratório de análises clínicas), cabeleireira, fotógrafos, agência funerária e stand de automóveis.