UF de Santa Clara e Castelo Viegas UF de Santa Clara e Castelo Viegas

Heráldica

SANTA CLARA
A Coroa de Ouro evoca D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, cuja vida se confunde com Coimbra. D. Isabel veste o hábito das clarissas e desenvolve o convento de Santa Clara-a-Velha. É à volta deste convento que cresce o burgo, tomando-lhe o nome. As clarissas da ordem de S. Francisco estão representadas pelo cordão de S. Francisco.
 
O gotado de prata evoca a Quinta das Lágrimas, onde a tradição e Camões colocam o drama dos amores de Pedro e Inês. 
Brasão: escudo de azul, gotado de prata e, brocante, uma coroa aberta de ouro; bordadura de ouro, carregada de um cordão de S. Francisco de púrpura. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «SANTA CLARA - COIMBRA». 
 
Bandeira: branca. Cordão e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança de ouro. 
 
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Santa Clara - Coimbra». 

CASTELO VIEGAS
Ordenação heráldica do brasão e bandeira
 
Publicada no Diário da República, III Série de 10/08/2001
 
Armas - Escudo de púrpura, castelo de prata aberto, frestado e lavrado de negro, entre uma palma de ouro posta em faixa, em chefe e campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: " CASTELO VIEGAS ".
 
Bandeira - De amarelo, cordões e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança de ouro.


© 2024 UF de Santa Clara e Castelo Viegas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia