UF de Santa Clara e Castelo Viegas UF de Santa Clara e Castelo Viegas

Nº Fax:
Pessoa de contato:
Contato de responsável:

O Agrupamento 162 Santa Clara comemora este ano 87 anos de existência.

Durante estes anos teve sempre como lema principal, educar para a vida, proporcionando aos jovens novas experiências e o contacto directo com a natureza.

Os elementos do nosso agrupamento estão divididos da seguinte forma:

- Nos Lobitos, crianças dos 6 aos 10 anos, divididos por 3 bandos que constituem a Alcateia.

- Nos Exploradores, crianças dos 10 aos 14 anos, dividos por 4 patrulhas que constituem a Expedição.

- Nos Pioneiros, jovens dos 14 aos 18 anos, divididos por 3 equipas que constituem a Comunidade.

- Nos Caminheiros jovens dos 18 aos 22 anos divididos por 1 tribo que constitue o Clã.

- Equipa de Animação do Agrupamento é constituída por Candidatos a Dirigentes e Dirigentes.

O Agrupamento está sediado nas instalações da Confraria da Rainha Santa Isabel e reúne-se todos os sábados depois da hora da catequese para a chamada reunião semanal, ou seja, assiste à Celebração Eucarística das 16h30m, já em Agrupamento e posteriormente cada secção têm as suas actividades até às 19h30.

O Agrupamento 162 de Santa Clara, não tem qualquer apoio monetário tendo nos últimos anos desenvolvido diversas actividades financeiras, de modo a angariar fundos para que seja possível a redução de custos nas actividades a que cada secção leva a cabo, ou mesmo campanhas específicas, quer se trate de Acampamento de Agrupamento, Acampamentos Regionais ou Nacionais.

O Agrupamento nestes últimos 87 anos dá o seu apoio a projectos, reuniões e actividades de carácter sócio-cultural, caritativo e religioso na Paróquia de Santa Clara, assim como colabora na organização e orientação das Cerimónias Religiosas do dia 4 de Julho, Dia de Santa Isabel de Portugal, na Igreja da Rainha Santa Isabel e colabora na organização das duas Procissões da Rainha Santa (Penitencial na Quinta-Feira e Solene no Domingo).

O Agrupamento ao longo destes anos participou em muitas actividades escutistas das quais destacamos o Acampamento de Agrupamento no Lago de Sanábria, em Espanha no ano 2000, 4º Jamboree das Beiras – X Acampamento Regional de Coimbra no Palheirão em 2001; Acampamento de Agrupamento na Ilha de Brownsea, em Inglaterra no ano 2003; 5º Jamboree das Beira – XI Acampamento Regional de Coimbra na Mata do Choupal no ano de 2005; Acampamento de Agrupamento em Santa Clara nos terrenos do Antigo Quartel Militar de Santa Clara no ano 2008; 6º Jamboree das Beiras - XII Acampamento Regional de Coimbra na Quinta da Ribalta, em Arganil no ano de 2009; ACANAC - Acampamento Nacional em Idanha-a-Nova no ano 2012; Roverway na Filândia no ano 2012; 7º Jamboree das Beiras- XIII Acampamento Regional de Coimbra na Guia, concelho de Pombal no ano 2013 e Moot 2013 no Canadá.

© 2024 UF de Santa Clara e Castelo Viegas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia