Nota de pesar pelo falecimento do Senhor Padre António Sousa

31-MAI-2023

Nota de pesar pelo falecimento do Senhor Padre António Sousa
“Faleceu o nosso pároco António Sousa.
Santa Clara perdeu um aliado resiliente que participou durante anos nas nossas vidas, celebrando os nossos casamentos, batizando os nossos filhos e filhas, encomendando também as nossas almas ao criador, quando chegamos ao fim. O Padre Sousa era um homem de obra, lutava pelo património religioso à sua guarda. Conseguiu recuperar a Capela de Nossa Senhora da Conceição no Bordalo, concluiu a 1a fase do restauro da Capela de Na Sª da Esperança, assinou recentemente o protocolo para a segunda fase da recuperação com o Secretário de Estado e Presidente da CM Coimbra, obra que ainda não se iniciou. Conseguiu o compromisso em que a Câmara de Coimbra contribuia com uma verba para arranjos na Capela Nova do Bordalo. Tudo isto o Padre Sousa conseguia com muita resiliência.
Quantas vezes ficava à porta do Município à espera que o presidente ou o vereador passasse para lhe dirigir a palavra, porque não conseguia marcar uma reunião.
O falecimento do Padre Sousa é quase irreparável para Santa Clara, porque era um pároco que ia para além do espiritual, e sempre assim foi, desde a Cáritas até Santa Clara, foi um homem de muito trabalho. O Executivo desta União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas presta preito a este gigante que humildemente se fazia de pequenino.“

José Simão.