UF de Santa Clara e Castelo Viegas

Notícias

As faturas de despesas devem ser verificadas até dia 25 de fevereiro.

As faturas de despesas devem ser verificadas até dia 25 de fevereiro.

26-JAN-2023

Até dia 25 de fevereiro, devem ser verificadas as faturas de despesas no e-fatura, no Portal das Finanças. Neste processo, é necessário:Confirmar se todas as faturas que pediu ao longo do ano anterior foram comunicadas à AT;Validar as faturas pendentes por falta de informação, comunicando os elementos solicitados para cada uma. Pode ser necessário indicar a que categoria de dedução corresponde ou, no caso de faturas de despesas de saúde, associar uma receita médica, por exemplo. As faturas que, após o dia 25 de fevereiro, permanecerem nesse estado são classificadas automaticamente na dedução de despesas gerais familiares, que tem um limite de apenas 250 euros por sujeito passivo. Isto, mesmo que se referiram a gastos de saúde ou de educação, deduções com limites mais alargados. Neste cenário, arrisca perder deduções, pagando mais imposto.Corrigir a categoria de dedução (se for o caso);Inserir manualmente faturas em falta. Tenha em atenção que no e-fatura só constam faturas com NIF. As despesas comprovadas por outros documentos, como rendas de casa, juros do crédito à habitação e taxas moderadoras, só aparecem no Portal das Finanças, numa página que agrega todas as despesas comunicadas à AT, a partir do dia 15 de março.Se obteve rendimentos da categoria B, deve indicar quais as faturas de despesas que dizem respeito à atividade profissional.A verificação das faturas é essencial para o correto preenchimento do IRS Automático e pré-preenchimento da declaração Modelo 3 pela AT. Caso o imposto seja entregue com incorreções, o contribuinte pode ficar prejudicado no seu imposto. Além disso, arrisca pagar uma coima. Apesar de ser a AT a preencher o IRS Automático e pré-preencher a declaração Modelo 3, a responsabilidade do seu conteúdo é sempre do contribuinte.

Ler mais...
Até 15 de fevereiro deve Comunicar ou consultar o agregado familiar

Até 15 de fevereiro deve Comunicar ou consultar o agregado familiar

23-JAN-2023

A atualização do agregado familiar, não sendo obrigatória, deve ser realizada através do Portal das Finanças por quem, em 2022, teve alterações na sua situação familiar ou pessoal. Assim, se casou ou teve filhos ou algum filho deixou de reunir as condições para ser considerado dependente (por exemplo, por atingir a idade de 26 anos) deve comunicar o agregado familiar. O mesmo aplica-se se tiver tido dependentes em guarda conjunta com residência alternada ou mudado de habitação permanente. Quem não teve alterações na sua situação familiar ou pessoal, deve apenas consultar o agregado familiar, para confirmar que os dados disponibilizados pela AT estão corretos e correspondem à sua situação.

Ler mais...
"Cuidar da tua saúde mental é cuidar de ti"

"Cuidar da tua saúde mental é cuidar de ti"

04-JAN-2023

" O meu nome é Patrícia Dias sou formada em Psicologia Clínica e Forense.A minha missão é encontrar uma resposta para os problemas e dificuldades do dia-a-dia das várias famílias da freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas.Tendo em conta que a saúde mental é um problema tão significativo, a Junta pretende assim desenvolver e acompanhar a população numa relação de proximidade.A criação de estratégias preventivas de situações de risco e a promoção da qualidade de vida no âmbito da educação, formação, emprego, saúde, reinserção social e família são uma prioridade."Cuidar da tua saúde mental é cuidar de ti#VamosConversar

Ler mais...
Hoje é o dia Mundia do Braille

Hoje é o dia Mundia do Braille

04-JAN-2023

A 4 de fevereiro comemora-se o dia Mundial do Braille e na nossa freguesia temos a Escola Básica 2/3 Poeta Manuel da Silva Gaio que sempre foi uma referência para alunos cegos e de reduzida visão.Um escola com mais de 20 anos de ensino desta linguagem escrita, que atualmente conta com quatro alunos, um cego e três de baixa visão bem como um professor cego e um professor com deficiência visual.

Ler mais...
Aprovado o Plano de Atividades e Orçamento de 2023

Aprovado o Plano de Atividades e Orçamento de 2023

02-JAN-2023

O Plano de Atividades e Orçamento de 2023 foi aprovado por maioria, sem qualquer voto contra, em Assembleia de Freguesia no passado dia 28 de Dezembro de 2022.Segundo o presidente da Junta, José Simão, este orçamento "beneficia a parte social, onde os ordenados ultrapassam o montante do ano passado em 100 mil euros".Destaque ainda para o investimento a ser feito em infraestruturas, tais como o Mercado das Almas de Freire, Junta de Freguesia, Recordatório e o Cemitério de Santa Clara.

Ler mais...
Feliz 2023

Feliz 2023

01-JAN-2023

O executivo da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas deseja a todos vós um feliz 2023.Que possam abraçar o futuro com otimismo e aproveitar a oportunidade que a vida nos dá com o começar de um novo ano.

Ler mais...
Licença parental do pai é alterada para 28 dias seguidos ou interpolados

Licença parental do pai é alterada para 28 dias seguidos ou interpolados

23-DEZ-2022

Na passada quinta-feira, foi aprovada uma alteração no Código de Trabalho envolvendo a licença parental do  e a duração da mesma, passando dos 20 dias úteis para 28 dias seguidos ou intercalados.Segundo a norma estabelecida no grupo de trabalho, envolvendo alterações laborais previstas na Agenda do Trabalho Digno, “É obrigatório o gozo pelo pai de uma licença parental de 28 dias, seguidos ou interpolados, nos 42 dias seguintes ao nascimento da criança, cinco dos quais gozados de modo consecutivo imediatamente a seguir a este.". Além disso, está previsto que após a licença de 28 dias, o pai tenha ainda direito a sete dias de licença, sejam eles seguidos ou intercalados, com a condição de serem gozados com a licença parental por parte da mãe. No caso da criança se encontrar em internamento hospitalar durante um período após o parto, o pai poderá suspender a licença obrigatória pelo tempo de duração do respetivo internamento. Fonte: "Licença parental do pai passa a ser de 28 dias seguidos ou interpolados", disponível em:https://eco.sapo.pt/2022/12/22/licenca-parental-do-pai-passa-a-ser-de-28-dias-seguidos-ou-interpolados/?fbclid=IwAR2UmogxZT99ZHnov6rpupeLl1MZ6NoX-qwq5i6cUIPpla3SR9fsMwhsw8Q

Ler mais...
Vales de compras entregues às famílias mais necessitadas

Vales de compras entregues às famílias mais necessitadas

22-DEZ-2022

Aconteceu ontem (21 de Dezembro), na Freguesia de Santa Clara, e hoje na Freguesia de Castelo Viegas, a entrega de vales solidários por parte da Comissão Social da Freguesia de Santa Clara.Estes vales, destinados a apoiar as famílias mais carenciadas, correspondem a um cartão entre 50€ a 250€, para ser utilizado em compras, dos mais diversos produtos, num hipermercado.ESperamos que este gesto ajude e faça a diferença na presente quadra.

Ler mais...

22-DEZ-2022

O executivo da UFSCCV deseja a todos vós um Santo e Feliz Natal.

Ler mais...
Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2023 UF de Santa Clara e Castelo Viegas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede móvel/fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia