Inauguração da Rua Carlos Jorge Mendes

25-NOV-2023

Inauguração da Rua Carlos Jorge Mendes

No passado dia 25 de Novembro, a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas prestou uma emotiva homenagem ao saudoso empresário e autarca Carlos Jorge dos Santos Mendes, que agora é perpetuado na toponímia de Coimbra.

Falecido em 2018, aos 63 anos, Mendes era membro ativo da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias e um notável exemplo de cidadania, conforme destacou José Simão durante a cerimônia de descerramento da placa que batiza uma artéria da Rua António Gonçalves, em Santa Clara, com o nome de Carlos Jorge Mendes.

A inauguração da placa contou com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, que se uniu à comunidade para celebrar a vida e legado deste ilustre cidadão. José Simão, ao enaltecer a figura do homenageado, sublinhou a integridade e a dedicação de Carlos Jorge Mendes, recordando o impacto positivo que ele teve durante o seu mandato de um ano na Assembleia de Freguesia.

Ao apresentar a proposta à Câmara Municipal para nomear uma rua em homenagem a Carlos Jorge Mendes, o presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas destacou a honestidade, a coragem e o compromisso que Mendes trouxe à sua participação no poder local. O documento oficial da autarquia sublinha Mendes como um "homem comum com valores", ecoando as palavras de Lobo Antunes sobre a capacidade dos homens comuns realizarem grandes feitos.

A proposta de toponímia foi aprovada por unanimidade durante a reunião do executivo da União de Freguesias. Rui Dias, presidente da Assembleia de Freguesia, expressou o pesar pela perda de uma pessoa dedicada à defesa dos interesses da União de Freguesias. O descerramento da placa ocorreu como parte das celebrações do 169.º aniversário da Freguesia de Santa Clara, reforçando assim o impacto duradouro de Carlos Jorge Mendes na comunidade local.

Carlos Jorge Mendes, natural de Figueiró dos Vinhos, era licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além de sua contribuição como professor em sua terra natal, ele fundou as primeiras empresas lá antes de se estabelecer em Santa Clara. Com uma vida marcada pelo serviço à comunidade, Mendes foi diretor da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e destacou-se como dirigente na Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico. Também foi presidente do Clube CentroAventura, organizando eventos que revelaram as belezas naturais da região Centro a milhares de visitantes. Sua partida deixou uma lacuna significativa, mas a homenagem na toponímia da cidade assegura que seu legado permaneça vivo na memória coletiva."

  • Partilhar