Quem foi António José de Almeida
04-OUT-2023

António José de Almeida, nascido em Penacova, em 1866, estudou Medicina e foi um jovem republicano ativo, envolveu-se em atividades políticas e escrevendo contra a Monarquia. Após sua formação em Medicina e impedido de exercer em território nacional, praticou como médico em Angola e São Tomé antes de retornar a Lisboa em 1903, onde continuou sua participação política e colaborou com o jornal "O Mundo".
Entre 1906 e 1910 profere inflamados discursos na Câmara dos Deputados e, em 28 de Janeiro de 1908, após uma tentativa de Revolução, é novamente preso.
Em 1910, após a Implantação da República, é nomeado Ministro do Interior do Governo Provisório da República, cargo que exercerá até 1911. Deste período datam as suas iniciativas de reorganização do ensino médico, a reforma da instrução primária e a reforma universitária, com a criação da Universidade do Porto.
Funda e dirige o jornal República em Janeiro de 1911 e, entre 1912 e 1919 lidera o Partido Evolucionista. Entre 1916 - 1917 exerce o cargo de Ministro das Colónias. Na sessão do Congresso de 06 de Agosto de 1919 foi eleito Presidente da República.
Enquanto Presidente, António José de Almeida testemunhou uma série de eventos notáveis, incluindo a visita dos Reis da Bélgica e do Príncipe do Mónaco, a histórica travessia do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a trasladação dos restos mortais de soldados portugueses da Primeira Guerra Mundial, revoltas internas e uma viagem ao Brasil para as comemorações do 1º Centenário da Independência daquela ex-colónia. Após deixar a presidência e ser substituído por Manuel Teixeira Gomes em 1923, ele continuou a colaborar com o jornal "República".
Padece da doença gota o que o incapacitou e debilitou até falecer em 1929, sem assumir o cargo de Grão-Mestre da Maçonaria, para o qual tinha sido eleito.